SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

Nota Prévia :

Este Blog destina-se exclusivamente à divulgação de trabalhos escritos por mim para meu prazer e daqueles que eventualmente estivessem interessados na sua leitura.

Felizmente, foram muitos os que se me dirigiram a pedir que divulgasse alguns dos meus trabalhos, especialmente os que mais me marcaram ao longo da minha vida, daí ter feito uma escolha selectiva de entre todos eles, muitos ficando de fora, naturalmente .

Foi por esse motivo que surgiu este Blog .

Muitos desses trabalhos já haviam sido publicados em periódicos e revistas da especialidade e não só, muitos deles além fronteiras ( EUA e BRASIL ), e alguns chegaram mesmo a ser galardoados em Concursos de Contos e Poesias e diversos Jogos Florais .

À medida em que forem inseridos neste Blog, tentarei informar quais os já anteriormente publicados, onde e quando e se tiverem sido galardoados, quais os prémios que lhes foram atribuidos e quais as Organizações envolvidas .

Espero que a memória não me falhe e os meus apontamentos não estejam incompletos.

Ericeira, 20 de Janeiro de 2011

Carlos Jorge Ivo da Silva

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A TORNEIRA

Começar um texto com um título destes poderá ser à primeira vista um tanto ou quanto descabido, para quem pretenda tratar assuntos sérios de ordem filosófica ou, de certa forma, cosmogónica, mas tem a sua razão de ser .
Porém, lá iremos e dar-me-eis razão quanto ao título escolhido. Quanto ao resto, aí vai a minha maneira de ver alguns problemas como sejam os da Sabedoria e do Conhecimento, por exemplo .
Torna-se sempre difícil, quando tentamos explicar por poucas e simples palavras um tema passível de ser utilizado numa longa conversa. Tal é o caso, pois bem sabemos o ditado antigo : " Há razões, que a própria razão desconhece " . . .
O Ser Humano é uma inesgotável fonte de Sabedoria, pois nele se encontram todas as forças do Universo, que o impelem à Vida .
Para que possamos compreender isto, torna-se necessário e imperativo que definamos o SER como elemento de origem supra natural. Para além de ser um composto físico-químico também tem em si a Natureza Divina de onde dimana. Por esse último motivo torna-se, pois, o Ser parte integrante de todos os Seres Vivos e com eles forma um TODO, sem necessidade de relacionamento com Espaço ou Tempo, mas compreendendo-se a relação com os outros Seres como uma relação bipolarizada .
Tal como num íman existem dois pólos --- o Positivo e o Negativo --- também entre os Seres Vivos existe essa bipolarização, mais notada entre os Humanos, porque mais forte e mais consistente, devido à existência de Consciência. Entre estes, os pólos tomam nomes diferentes associados às duas grandes forças que movem o Universo : o BEM e o MAL, daí referir-mos tanto os Seres Humanos como os restantes Seres Vivos como sendo bons e maus .
A Vida é uma luta constante entre estes dois grupos ou elementos de grupos diferentes .
O grupo dos BONS é aquele, cujo Karma se define no sentido da busca da Perfeição, enquanto o grupo dos MAUS é composto por Seres, que nem sequer se encontram ainda dentro do Plano Cósmico preestabelecido e, por isso, tendem a alterar as Leis da Natureza criadas no sentido do SER UNIVERSAL e para seu uso exclusivo e permanente .
O encontro do Ser consigo próprio leva-o sempre a ser incluído no grupo dos BONS. O seu desencontro leva-o a pertencer ao dos MAUS .
Quando dizemos que, para pertencermos ao Pólo Positivo, necessitamos conhecer o que somos --- " NOSCE TE IPSUM " ---, esta ideia levar-nos-á a outras considerações e a outros raciocínios mais complexos, mas não menos importantes para a compreensão de todo este problema que, muitas vezes inconscientemente, se nos depara .
O SER faz parte, como já o disse atrás, de um TODO complexo, e nele, quando Positivo procura encontrar-se permanentemente, mesmo que no campo da Inconsciência, evoluindo daí para a Subconsciência e Consciência, respectivamente .
Essa procura ou essa evolução depende sempre de um forte grau de motivação, que é engendrado na busca da razão de existir da sua própria Vida. É essa motivação, que leva a Sociedade Humana a distinguir-se das outras sociedades compostas por animais inferiores, dando-lhe afinal o seu sentido Vital, que sempre procurou ao longo dos Tempos. Esta motivação compõe-se de sublimações e rejeições constantes, como se fossem passíveis
de ser definidos por passos à frente ou à retaguarda, dependentes de uma necessidade constante .
Resumindo, o Ser Humano define-se por si mesmo, sendo um elemento de um TODO, onde existe uma constante mutação a todos os níveis do Raciocino, dependente de um elevadíssimo grau de motivação, que tem por fim o impulso inevitável na busca da VERDADE UNIVERSAL com avanços e recuos naturais tendentes fora do Espaço e do Tempo ao encontro consigo próprio e com os outros Seres aos quais pertence como parte integrante da Única e Divina VER-DADE, que é DEUS e Dela dimana .
Tal como o CORPO FISICO " veio do pó e ao pó voltará " --- " ab pulve venistis et ad pulvem reverteris " ---, também o espírito é proveniente do ESPIRITO e ao ESPIRITO voltará .
No acto da gestação há uma predefinição inicial, que se vai tornando cada vez mais complexa, esbatendo-se nuns casos, tornando-se em penumbra --- os que farão parte do Pólo Negativo ---, enquanto noutros tudo é perfeitamente definido e Tudo se vê com a maior das facilidades e compreensão --- os que já fazem parte do Pólo Positivo ou que por ele serão abrangidos ao longo dessa Vida Física --- .
No acto do Nascimento esses conhecimentos genéticos sofrem um novo movimento de definição --- como se fosse dada ao Ser uma nova oportunidade de se reconciliar com a Ordem Universal --- não saindo do embrião em que vêm enlaçados ou saindo e tornando-se cada vez mais nítidos os traços indicativos da sua participação no Plano Cósmico, daí surgindo também as diferenças de capacidade de raciocínio .
O Ser Inteligente é aquele que consegue raciocinar utilizando os Conhecimentos pré adquiridos e com eles ou através deles inferir novos raciocínios. O Ser Humano, pensante por natureza própria, dilacera-se cada vez com mais intensidade na busca da SUA VERDADE. O Ser Humano chega mesmo a aviltar-se só para a manter, quando crê estar na sua posse --- porque considera ser coisa sua, como se algo pertencesse a algo, o que não é verdade, conforme desenvolve em maior ou menor grau os seus Conhecimentos naturais pré-adquiridos, porque adquiridos ao longo de várias Vidas Físicas anteriores em reincarnações sucessivas, que lhe foi dado utilizar na busca continua da Perfeição através de uma cimentação profunda do seu sentido de JUSTIÇA UNIVERSAL . Esse movimento constante é o seu Karma .
Tal como a fonte serve para nos dar água e a tem --- quando a tem --- em si proveniente de um lençol subterrâneo, também o Ser tem em si --- quando o tem --- o Conhecimento consciente, ou seja a SABEDORIA CÓSMICA proveniente do Senhor Maitreia .
Abrir a Torneira é o mais difícil, naturalmente .
Quando o Ser tem a possibilidade de abrir a Torneira, ele aí vai rapidamente no sentido da Perfeição, subindo alguns degraus --- passando a outra esfera ---, pois a sua capacidade de Justiça é mais apurada .
O Ser, tornando-se Positivo é, por isso, mais consciente .
Porém, quando a Torneira não se consegue abrir, o obscurantismo atinge o Ser e a cegueira natural mantém-se, fora do Espaço e do Tempo, num estado latente. O Ser permanece Negativo .
Tornar-se-á necessário ao Ser Negativo dar muitos passos físicos até que possa ter a possibilidade de se vir a tornar Positivo e, assim, conseguir a sua Elevação e respectiva transição no sentido de outras esferas, sublimando-se, submisso à intervenção natural do Senhor dos Sete Raios, que o dirige, e dos seus Choans, reconhecendo-se a pouco e pouco em si a presença do Cristo Cósmico e também a pouco e pouco se transformando no HOMEM CRISTICO, só porque a Torneira da Sabedoria se abriu .

Lisboa, 1988

Sem comentários: