SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

Nota Prévia :

Este Blog destina-se exclusivamente à divulgação de trabalhos escritos por mim para meu prazer e daqueles que eventualmente estivessem interessados na sua leitura.

Felizmente, foram muitos os que se me dirigiram a pedir que divulgasse alguns dos meus trabalhos, especialmente os que mais me marcaram ao longo da minha vida, daí ter feito uma escolha selectiva de entre todos eles, muitos ficando de fora, naturalmente .

Foi por esse motivo que surgiu este Blog .

Muitos desses trabalhos já haviam sido publicados em periódicos e revistas da especialidade e não só, muitos deles além fronteiras ( EUA e BRASIL ), e alguns chegaram mesmo a ser galardoados em Concursos de Contos e Poesias e diversos Jogos Florais .

À medida em que forem inseridos neste Blog, tentarei informar quais os já anteriormente publicados, onde e quando e se tiverem sido galardoados, quais os prémios que lhes foram atribuidos e quais as Organizações envolvidas .

Espero que a memória não me falhe e os meus apontamentos não estejam incompletos.

Ericeira, 20 de Janeiro de 2011

Carlos Jorge Ivo da Silva

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CARTAS DA AMÉRICA DO NORTE - II

TEMA PARA UMA NOITE CALMA

Noite fria. Céu transparente. No alto as estrelas brilham com intensidade. Mais me parecem arroz espalhado em pano preto. Não há luar. Os presságios avizinham-se e com eles um turbilhão de ideias e raciocínios. Pouco a pouco vai nascendo claridade dentro de mim, uma claridade cada vez mais intensa, bela, extasiante, contrastando com a noite escura pintalgada de luzinhas, que a clareiam. É uma claridade diferente, que nasce em mim quando procuro raciocinar com mais persistência. É uma claridade interior .
Para aqueles que nada pensam deve ser extremamente severa esta situação e a severidade é resultante da sua inconstância .
Todavia, a Terra continua rodando no Espaço Sideral envolta pelo manto negro pintalgado de estrelas brilhantes. A Terra é o próprio NADA comparado com esse imenso manto, mas, tal como na Terra, também existe Vida nele .
Na Terra, a Vida Vegetativa contraria a Consciência. Infelizmente quase toda a Vida é Vegetativa. Se todos os Seres Humanos tivessem Vida Animal
Superior, isso implicaria imediatamente a existência de Consciência Sideral. Ora a maioria dos Seres Humanos não pensa, por muito que disso estejam convencidos . . . Julgar não é pensar . . . Obter juízos de valor não é pensar .
Se os Seres Humanos pensassem realmente, não haveria guerras, maldade, traição, cinismo, hipocrisia, ciúme, rancor, malquerença nem se procuraria todos os meios possíveis no sentido da auto-destruição .
Todos temos direito à Vida e à obrigação primordial de a manter .
A bondade existe em todas as pessoas, só que ela se traduz por duas vertentes, que são a verdadeira e a falsa, ou seja, o Altruísmo e o Egoísmo, respectivamente, pois viver é caminhar do Egoísmo para o Altruísmo, enquanto vegetal é caminhar do altruísmo para o egoísmo. A bondade em cada um de nós é como o manto negro coberto de estrelas mais ou menos enevoado, em que a intensidade da Claridade do Céu é directamente proporcional ao grau de bondade, que existe em cada um de nós .
A Vida Humana, se fosse consciente, seria repleta de bondade e deixaria de haver no Plano Sideral a luta constante entre as duas grandes forças que regem o Universo, o Bem e o Mal, provocando o constante movimento do
fiel da balança, que corresponde ao Grau de Felicidade criado em nós mesmos, partindo de uma base coerente e justa. A JUSTIÇA é a causa, enquanto a VIDA é o efeito .
Os Humanos são quase autênticos autómatos, querendo reagir --- e aí diferem dos autómatos verdadeiros, porque estes só cumprem --- às ordens recebidas sem saber como, quando ou se o devem fazer .
Há quem diga que, enquanto houver dois Seres Humanos sobre a Terra, eles nunca chegarão a um consenso. Não concordo com esta ideia pela simples razão de que é possível haver Vida --- e existe --- interior em cada um de nós e, por isso, logicamente, existe Consciência. Se existe Consciência é porque existe a possibilidade do seu desenvolvimento, porque não é estática, e estou certo que um dia a Humanidade terá todas as possibilidades de se entender .
Sei que isso só será possível muito mais tarde . . . mais perto do " Pôr-do-Sol ", que nos levará até ao NOVO DIA, em que finalmente o Homem se encontre em si mesmo devido à Claridade nascente .
O Mundo em que vivemos transformar-se-á no local ideal para todos aqueles que pensam, onde haja sempre lugar para a Verdade e a possibilidade de uma
realização perfeita da Consciência Humana, no sentido do cumprimento da Missão para a qual foi criada, ou seja, o COMPLETAR do Ser dentro do Plano Cósmico de Perfeição Universal .
Infelizmente, o TUDO de Todos continua a ser o NADA .
O Ser Humano continua a estar adormecido. Continua a ter uma Vida, que não passa do seu estado Vegetativo, porque ausente de Consciência Cósmica. É preferível ver uma flor pendente do seu caule perdendo a sua beleza do que observar um Ser Humano a tentar demonstrar a outros Seres Humanos todas as suas perspectivas de bondade .
A flor já foi bela, não se colocando a relação de ser e parecer. Ao Ser Humano falta-lhe muito para que o seja, embora queira parecer .
Aquele que diz que é bom, é porque nunca o foi nem está a caminho de o ser e, por isso, é um hipócrita. A flor nasce no sentido da beleza tal como o Homem no sentido da sua frutificação, mas ao Homem falta-lhe a compreensão da sua situação por falta de Consciência Sideral .
A Vida há-de " sorrir " a todos um dia e, então, a verdadeira filosofia de Shambbala imperará sobre toda a Humanidade e se transformará em LUZ .
A "FILOSOFIA DO AMOR E DA VERDADE ", a " FILOSOFIA DO CORAÇÃO " será a resposta definitiva às interjeições do Ser Humano .
O Homem será finalmente VIDA, CONSCIÊNCIA SIDERAL, SER, LUZ, AMOR, FIDELIDADE e CONSTÂNCIA. Não será mais em si INTERJEIÇÂO. Então haverá PAZ no Céu Estrelado que envolve os Planetas e cobre a Vila de Naugatuck, no Estado Norte Americano de Connecticut onde me encontro procurando a VIDA .
E tudo continua a ser o NADA até um dia em que a Vida será tão verdadeira como a Glória, que nos foi prometida através do Apocalipse se S. João, o Evangelista. Esse será, efectivamente, o verdadeiro DIA DA GLÓRIA .

Naugatuck ( USA ), 1982

Sem comentários: