SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

Nota Prévia :

Este Blog destina-se exclusivamente à divulgação de trabalhos escritos por mim para meu prazer e daqueles que eventualmente estivessem interessados na sua leitura.

Felizmente, foram muitos os que se me dirigiram a pedir que divulgasse alguns dos meus trabalhos, especialmente os que mais me marcaram ao longo da minha vida, daí ter feito uma escolha selectiva de entre todos eles, muitos ficando de fora, naturalmente .

Foi por esse motivo que surgiu este Blog .

Muitos desses trabalhos já haviam sido publicados em periódicos e revistas da especialidade e não só, muitos deles além fronteiras ( EUA e BRASIL ), e alguns chegaram mesmo a ser galardoados em Concursos de Contos e Poesias e diversos Jogos Florais .

À medida em que forem inseridos neste Blog, tentarei informar quais os já anteriormente publicados, onde e quando e se tiverem sido galardoados, quais os prémios que lhes foram atribuidos e quais as Organizações envolvidas .

Espero que a memória não me falhe e os meus apontamentos não estejam incompletos.

Ericeira, 20 de Janeiro de 2011

Carlos Jorge Ivo da Silva

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PROGRAMA DE DINAMI - TI - ZAÇÃO CULTURAL E SEUS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS


MANIFESTO

A Liberdade Humana é fruto da condição de nascimento do Indivíduo .
Todavia, há que ter um certíssimo cuidado com os frutos. Há bons . . . Há maus . . . e há outros que . . . antes pelo contrário . . . têm o condão de poluir o ambiente .
Todos os Seres Humanos nascem livres e livres deverão continuar ( uns mais do que os outros devido a contingências naturais ), até que a sua passagem para outra dimensão se torne em verdadeira realidade ou que alguém os trame, como tem sido sempre hábito e costume. São os hábitos e os costumes que pervertem a sociedade. P . . . . . . . . Irra ! Já lá dizia Deucalião, sempre que sonhava com os seus adoráveis bisnetinhos .
Para que essa forma de Liberdade se torne em permanência, justo e devido é, que todo o Ser Humano faça de si próprio o elemento cultural necessário à sua constante revitalização, sem que para isso haja a mínima necessidade de tomar fortificantes ou outras coisas quejandas, com excepção, claro está, de um bom tintol da classe " carrascão ". Valha-me São Baco . . . que já meti o pé na argola . . .
O Belo é o resultado de uma constante melhoria do Feio, que ao destruir-se constantemente, porque necessário, se transforma em cinzas e delas renasce o Homem Novo, especialmente sem o esquizofrénico " Complexo de Édipo " ou outro idêntico, que o metamorfoseie. Chama-se aqui a atenção para o desuso de fortificantes ou tintas para o cabelo. O Homem deve ser como o Vinho do Porto : " Quanto mais velho, melhor ". Esta regra não se aplica nunca à Mulher, pois ela é como a Rosa : " Quanto mais viçosa e em botão, mais agradável se torna aos três principais sentidos : à vista, ao aroma e ao sabor, e portanto, melhor " .
A Juventude encontra-se na consciência de cada cidadão, pois é a Consciência a verdadeira Fonte da Juventude. Assim o dizia a Rainha de Sabá ou a Cláudia Cardinal . . . tanto faz . . . ou o fazia o Igmar Bergmann . . .
O Homem é a Verdadeira Pedra Filosofal ( sendo por vezes uma pedra dura de roer ), porque cultiva em si mesmo a sua própria consciência numa constante mutação assente na Pedra de Esmeralda, o que o leva a ficar verde sem querer em muitos casos, sem que para isso tenha necessidade de aderir a movimentos agro-pecuários caducos. Não nos esqueçamos que o Homem é um agricultor nato, pois passa a vida a cavar. Senão vejamos : Cava de casa, cava do trabalho, cava da policia, etc. . . . etc. . . . etc. . . . e até no fim cava da própria vida sem dizer " Bye Bye " a ninguém, nem mesmo à sua cara-metade, porque bastas vezes lhe sai tão cara .
Sob estes princípios, o Ser Humano tende a realizar-se em comunhão com outros Seres Humanos, sob uma mútua compreensão, sem ter necessidade de ir à Igreja ou a outro lugar de Culto para que o não chamem de " Papa Hóstias ", pois nada se compreende sem que a evolução seja completa. A Vida é como um dueto . . . a três . . . Eu, Tu e o Cão. Aliás, o Cão tem sempre uma palavra a ladrar, como sublime missão, que lhe foi conferida através da realização dos " Westerns " como intimo companheiro do Ser Humano . . . O Cão ladra e a Caravana passa . . . lá dizia o meu bisavô . . .
Se um dado elemento é um " Nómeno ", quando esse elemento depende da nossa apreciação denomina-se " Fenómeno ". Valha-nos são Crisóstomo . . . que agressividade . . . Aí, mais devagar . . .
Julgamos necessário, que todos os Seres Humanos, além de perfeitamente humanos, pois há muitos que o não são, e sem que remanesça margem para dúvidas quanto à sua natureza, sejam " Nómenos " e não " Fenómenos " resultantes da apreciação de cada um, salvo seja . . . " Ipso facto, exultatus est " .
É o regimento destes fundamentais princípios, que nos move à organização de um Grupo Desportivo, pois que, desportivamente, cada um dos Seres, que o venham a compor deverá pretender a sua independência completa, não se sujeitando a nenhum principio ( sem fim ), que possa ser cerceante da sua condição de Ser Livre, nem mesmo ao seu muito amado anjinho da guarda, que Deus colocou sobre a Terra para gáudio de uns quaisquer endiabrados mafarricos ( não confundir comigo, que sou mafrense e não mafarrico ) .
Pedimos, portanto, encarecidamente a todos os outros Seres Humanos que nos não compreendem e que, indevidamente possam ler este documento, porque não foram convidados . . . ( mas entendemos, que o fruto proibido é sempre o mais apetecido ), que nos deixem em paz e descanso com as nossas consciências individuais a fim de que, de comum acordo, possamos criar uma Consciência Universal capaz de “ dinami - ti - zar “ outras consciências individuais, levando-as a renascer num TODO UNIVERSAL e UNIVERSALISTA. Desculpem lá a bombástica . . . mas entendemos que deve ficar aqui bem expressa a influência da dinamite, que possa vir a ser utilizada por um qualquer carente de se afirmar tanto sobre a Humanidade como sobre este anteprojecto .
Poderá tudo isto parecer ilusório . . . mas não é ! . . . e até ilógico ou insípido, mas também não é ! . . . e quem estiver de acordo com estes princípios fundamentais, mas não fundamentalistas, como diria o santo Komeini, que arranje outros, pois vai tudo dar ao mesmo, porque consideramos que este manifesto terá cumprido a sua obrigação tal como ( e quando ) Bordalo Pinheiro criou o Zé Povinho ..
Estamos abertos a todo o tipo de censuras, mas não admitimos quaisquer reclamações, tanto pela falta de livro como da vontade de o ter .
A bem do pessoal
Viva a rambóia
MAIS UM

Lisboa, 1990

( Apresentado publicamente na TAP entre o pessoal, dando azo a grandes discussões e à criação do Grupo dos Trinta, que cerca de dois meses depois se desmembrou,  por desnecessário, tendo cumprido os seus objectivos de chamada de atenção para os problemas dos trabalhadores )

Sem comentários: