SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

Nota Prévia :

Este Blog destina-se exclusivamente à divulgação de trabalhos escritos por mim para meu prazer e daqueles que eventualmente estivessem interessados na sua leitura.

Felizmente, foram muitos os que se me dirigiram a pedir que divulgasse alguns dos meus trabalhos, especialmente os que mais me marcaram ao longo da minha vida, daí ter feito uma escolha selectiva de entre todos eles, muitos ficando de fora, naturalmente .

Foi por esse motivo que surgiu este Blog .

Muitos desses trabalhos já haviam sido publicados em periódicos e revistas da especialidade e não só, muitos deles além fronteiras ( EUA e BRASIL ), e alguns chegaram mesmo a ser galardoados em Concursos de Contos e Poesias e diversos Jogos Florais .

À medida em que forem inseridos neste Blog, tentarei informar quais os já anteriormente publicados, onde e quando e se tiverem sido galardoados, quais os prémios que lhes foram atribuidos e quais as Organizações envolvidas .

Espero que a memória não me falhe e os meus apontamentos não estejam incompletos.

Ericeira, 20 de Janeiro de 2011

Carlos Jorge Ivo da Silva

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ORA COMIGO COMPANHEIRO

Deixa-te de fantasias
Deixa-te de rancores
e frustrações
Deixa-te de arrelias
Deixa-te de queixumes
e de imaginações
do nada . . .
. . . de consciências vazias
Deixa-te de julgamentos
Deixa-te de vãos lamentos
pelas estradas
Deixa-te de problemas
de resoluções de esquemas
sem tirar coordenadas
Luta por ti e pelos outros
mas luta com a cabeça sobre os ombros
Nunca queiras cair sob os escombros
que os outros provocaram
apresentando à sociedade as duas faces
. . . e falharam . . .
. . . e falharam . . .
Luta ardentemente
p'la inexistência de classes
Luta até mais não
Luta pela vida de todos
e co'a razão
extingue toda a pobreza
Destrói ricos e poderosos
mas . . . Atenção . . .
só os que oprimem . . .
. . . os tenebrosos . . .
Não ponhas limites às tuas forças
Acaba com as demências
e os ociosos
Arranca as grades da prisão
Encontra para os libertos novos lares
. . . novos trabalhos . . .
e acaba com a solidão
Respira novos ares
Ajuda nos campos a lavoura
e nos mares os pescadores
e nas minas os mineiros
e na vida os lutadores
Faz com que se unam a ti os militares
Luta, já que és um proletário
que tem direito a viver do que produz
Faça-se em ti, finalmente, luz
mas . . . Atenção . . .
Trabalha e reconstrói
. . . o trabalho é vário . . . e dói . . .
Diz e sê o que quiseres
. . . mas operário
e enquanto permaneceres de pé
sobre este mundo
luta por ele
E por tudo isto que te digo
deve brotar de ti calor profundo
que leve por fim à igualdade
Sê HOMEM
Vive para sempre em liberdade
mesmo que para isso tenhas de morrer
para não seres
como muitos outros
um cobarde ! . . .

Lisboa, 3 de Maio de 1974

Sem comentários: